sexta-feira, 3 de maio de 2013

Sinceridade ou falta dela!!!!

Hoje a inspiração veio novamente de uma conversa com uma amiga...O assunto principal foi a sinceridade, ou melhor a falta dela...A questão que eu faço é : sabe o que é ser sincero? Ou melhor,  é sincero?? Segundo o dicionário SINCERIDADE é " Qualidade de sincero. Franqueza, lealdade; ausência de dobrez ou de hipocrisia; lisura de caráter. Palavras ou observações sinceras".

Pois é... sinceridade é algo raro hoje em dia... Eu acho que sinceridade vem da pureza do coração em querer falar a verdade sobre as coisas que lhe acontecem...penso que hoje em dia as pessoas optam por não ser sinceras...Passo a explicar: Quando acabamos a falar de outra coisa com uma amiga apenas para não  a magoar, quando dizemos que a roupa que ela está a usar, lhe fica bem (por exemplo), mesmo não ficando... é uma forma de não perder uma pessoa querida...Dei este exemplo, de um amigo...mas olhando ao que vejo, nos dias de hoje as pessoas falam por meias verdades, dizem mentiras disfarçadas em sorrisos, fazem-se do que não são...

Sabem... sempre fui uma pessoa verdadeira, sempre disse o que eu achava sobre tudo...tento ser directa... Se digo não, é não. Se digo sim, é sim... Se gosto, é porque gosto, mas o contrário também se passa...Sei que muitas vezes as pessoas não gostam desta atitude, mas pergunto: Para quê fazermos rodeios para dar a mesma resposta... para que enfeitar as respostas...

E mais?? Se para agradar os demais, tenho de deixar de ser eu própria...respondam-me com toda a sinceridade, vocês conseguem agradar a si mesmos? Eu não...

Muitas vezes já me calei para várias coisas, mas ultimamente cada vez me custa mais esta falta de sinceridade, custa-me pensar que tenho de ser "falsa" para agradar e ser aceite...Tenho cada vez mais tendência para dizer as verdades que penso.. Não preciso agradar a ninguém.. as pessoas, creio eu, devem gostar de mim pelo que sou, e se não lhes agrada a forma como sou, é porque não devem permanecer ao meu lado...

Talvez seja porque estou numa fase, em que a minha felicidade e bem estar psíquico, passa por aí mesmo, a necessidade de ter pessoas cada vez mais sinceras por perto...

É muito difícil ter pessoas verdadeiras e sinceras por perto... eu sinto que cada dia, as pessoas procuram menos amigos e mais colegas, a vida não é assim... não se pode olhar só para o trabalho,  para o orgulho próprio, aos seus próprios interesses e o que estes interesses podem lhe trazer de bom...

Temos que nos lembrar que a simplicidade das coisas estão no olhar, nas palavras sinceras, na caridade, no amor verdadeiro.. isto tem morrido dentro de nós a cada dia,... mas é preciso renascer... e é por isto que eu luto...
Esta minha amiga, sendo como eu, anda desgostosa, pois nem sempre é bem aceite o facto de ser sincera, honesta, verdadeira e principalmente directa... Pois, A. eu penso que a verdade e a sinceridade devem continuar a ser o teu caminho, eu assim pretendo continuar...é assim que educo os meus filhos...a vida já é tão traiçoeira, que não precisa que os seus intervenientes o sejam... 
Por isso, sejam sinceros com todos e principalmente com vocês mesmos... é preciso e necessário à vida...
"Ser sincero é...
Não apenas “falar” a verdade...
É “agir” com sinceridade...
Ser fiel é...
Não apenas “não trair” no campo físico...
É “ser fiel aos sentimentos que se sente”...
Amar é...
Não apenas “dizer eu te amo” e apreciar apenas as qualidades do companheiro...
É também “reclamar”, quando preciso for, para algo melhorar, e saber aceitar os defeitos do parceiro, porque, afinal, ninguém é perfeito..."


Nilza Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...