terça-feira, 28 de maio de 2013

Os benefícios da crise…

 
m
Uma das coisas que tenho bem presente da minha infância é que, felizmente, lá em casa nunca se passou dificuldades. Tanto eu como o meu irmão sabíamos que os nossos pais se fartavam de trabalhar e que, portanto, o dinheiro custava a ganhar. Por isso, não fomos habituados a ter roupa e calçado de marca, só porque era moda, aliás dava de uns para os outros, fazia-se troca entre família e vizinhos, a roupa e o calçado rendia o máximo que podia… a comida não era para estragar, sobras são e sempre foram para aproveitar, davam e continuam a dar refeições óptimas… se podíamos poupar não se esbanjava. Naquela altura os miúdos não tinham por hábito levar o lanche para a escola, mas eu levava… enquanto os outros iam ao bar pedir panic de chocolate e sumos para o lanche, eu abria a mochila e comia o pão e o iogurte que levava de casa, muitas vezes um pouco envergonhada, mais que não fosse, porque queria ser igual aos outros. Coisa que, felizmente, nunca preocupou a minha mãe e manteve sempre este hábito…
Quando entrei para a escola de enfermagem, fui para uma cidade longe de casa, mas tinha cozinha e habituei-me sempre a almoçar e a jantar praticamente todos os dias em casa. Nos dias em que tinha pouco tempo, comia as ditas sobras…tão úteis nessas alturas… via colegas que se queixavam da falta de dinheiro e viviam à custa de bolsas, mas no entanto, iam comer à cantina ou aos restaurantes quase diariamente.
Nunca tive direito a subsídios e enquanto estudei,  vivia de mesada que os meus pais me davam,  sabia que esse dinheiro saía todo do bolso dos meus pais e como tal geria-o da melhor forma que uma jovem adulta conseguia…e o lanchinho sempre me acompanhou… quando em estágio levava o almoço e se não havia sitio para aquecer, ou levava em termos ou sandes…
Depois comecei a trabalhar, já lá vão quase 14 anos, e como não podia almoçar  ou jantar em casa, levava muitas vezes a marmita e  sei bem que muitas vezes, era olhada de lado, enquanto sacava das minhas caixinhas… mas também nunca me importei…
Hoje está na moda levar a marmita. Porque é mais saudável… assim sei o que como. Tudo muito bonito, mas a verdadeira razão é mesmo porque é mais barato. Porque se poupa muito dinheiro. Coisa que lá em casa já se sabia desde que eu tinha 6 anos e levava o pão com fiambre de casa em vez de ir ao bar comprar. Eu assim habituei os meus filhos, e continuo a fazê-lo…se bem que sei que para o mais velho por vezes, já deve ser complicado, com os outros a ir ao bar e ele a levar lanche…mas paciência, eu também passei por isso e consegui sobreviver… até por que eu acho que essa coisa de ir ao bar, não tarda vai ser “hábito” em vias de extinção, pois a vida está difícil para todos… Praticamente, em todo o lado as instituições e serviços, dotaram-se de espaços para os funcionários poderem almoçar, lanchar, tomar café… mas também quando não há, existem maneiras de se resolver… leva-se numa termos ou para quem não gosta de comida requentada, a internet e sem querer fazer publicidade, a revista do continente e pingo-doce, trazem sempre ideias de refeições frias e fáceis de confecionar…é só querer e não ter vergonha… 
Às vezes, há quem tenha que levar um valente tabefe do destino, para perceber que não eram os outros que estavam errados ou eram uns tristes…

1 comentário:

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...