Chove demais. Chove pouco. Está muito calor. Há quanto tempo não há Sol. Que trânsito caótico. O telefone não para de tocar. O médico ainda não chegou. A fila está enorme. O banco está cheio. A empregada é lenta. Que colega preguiçoso. O elevador está demorando. Que frio! Que abafado!? Só podia ser mulher! Meu chefe é um chato! Meu emprego não presta! Ganho mal. A minha sogra não gosta de mim. O meu marido não me liga. A minha mulher é uma chata. O autocarro está atrasado.
E poderíamos continuar!!!! Há pessoas que vivem assim: de mau humor a maior parte do tempo. E estão de tal maneira habituadas ao relambório de queixumes, que nem notam o quanto "massacram" quem os rodeia.
Geralmente quem precisa conviver com pessoas assim, passa o dia tentando contornar problemas, evitando assuntos para não agravar mais ainda a situação.
A maioria das pessoas acaba achando esse comportamento normal, "herança de família", já nasceu assim vai morrer assim...
Distimia, assim se chama o dito comportamento e para que se saiba, pode ser sinónimo de depressão crónica. Tem tratamento!!!
Podemos sempre tentar abraços, elogios sinceros, exercícios físicos e boa alimentação representam meio caminho andado.
Se nada disso adiantar, fuja. Mau humor é contagioso!!!
Um bom dia!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pela reflexão....