sexta-feira, 19 de abril de 2013

Inveja ou admiração !!!!


Quando falamos em inveja, o primeiro impulso é condenar e julgar este sentimento como algo errado, feio, baixo. Quando invejamos os outros, sentimos vergonha ou ficamos assustados. Se percebemos a inveja dos outros, ficamos com medo ou raiva da outra pessoa. Porém, a inveja faz parte da natureza humana e, portanto, faz parte de todos nós.


Á pouco tempo, li que a inveja é um mecanismo de  defesa contra a admiração que alguém pode sentir por outra pessoa. É um conceito algo interessante.
Todas as pessoas em algum momento da vida  já sentiu inveja de alguém. É melhor assumirem agora, senão, além de invejosos, também serão rotulados de mentirosos.
 O simples desejo de ter o que o outro tem não lhe transforma em um ‘invejoso’, a diferença é tênue, delicada, e a barreira entre a admiração e a inveja está em quando você quer evitar as conquistas do outro. Trata-se de um sentimento construído em cima da raiva e frustração, que costuma aparecer em grupos de pessoas que estão próximas, família, grupo de amigos, no trabalho.

Se identificada a tempo de se transformar em algo negativo, pode servir como um alerta para nossos próprios desejos, muitas vezes não identificados. Pode ser o sinalizador de uma vocação, um desejo reprimido. Cientificamente, ela pode ser classificada em três tipos: a autodestrutiva, quando advém de um sentimento de inferioridade; a patológica, a que pretende destruir o seu objeto de inveja; e a criativa, a que você sente e usa para conquistar o que deseja.
 Ninguém assume ser invejoso, é claro, mas quem nunca sentiu inveja da amiga que come, come e não engorda, inveja do amigo que viajou para aquela ilha, que você queria conhecer... agora daí até desejar que amiga engorde, que o amigo tenha um acidente de avião, vai uma grande diferença. Esta é a inveja criativa, que nos obriga a lutar e a trabalhar para atingirmos os nossos objectivos; fazer dieta para não engordar, juntar dinheiro para realizar a tal viagem, só depende de cada um de nós.
Agora o pior invejoso, aquele que sofre de inveja patológica, ou seja, aquele que, por não ter competência ou condições de fazer algo, "morre" de raiva de quem consegue.  Deseja que a outra pessoa seja prejudicada. Se fosse o caso da viagem, por exemplo, é quase certo que o invejoso desejaria ardentemente que o avião caísse. Na ida, é claro, que era para o amigo nem ter o prazer de gozar.
O invejoso sofre e faz sofrer. Ele polui os ambientes familiares, sociais e profissionais. Em vez,  de tentar ser uma pessoa melhor, de tentar sobressair no que faz, prefere encher o seu coração com esse sentimento nocivo.  Qualquer pessoa que seja valorizado na área profissional em que actua, que conquiste os que a rodeiam  e, se ainda por cima tem uma boa aparência,  pode ser alvo dos invejosos.
O que vai na cabeça destes invejosos rancorosos é algo do género: “se eu não posso viver o que ele está vivendo, por que ele pode?” E aí começam as estratégias de perseguição, as tentativas de defraudar o trabalho e o esforço da vitima de inveja.
Perigoso é aquele que deseja, não só o que é do outro, mas que também deseja que ele perca o que conquistou.
Eu tenho inveja de quem nunca encontrou um invejoso no seu caminho.
"A inveja de muitos anuncia o merecimento de alguns".
(Marquês de Maricá)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...