terça-feira, 20 de agosto de 2013

Tudo o que ele sempre quis

 
a
 

Sinopse:
 
“Um amor absoluto destruído pelo ciúme. Um romance intenso e violento sobre o poder e os efeitos do desejo, da mentira e da traição.
Um casamento junta sempre duas histórias, dois passados. Esta constatação é talvez tardia para o marido de Etna: um homem cuja obsessão com a sua jovem mulher tem início no momento em que se conhecem – e em que ele a ajuda a escapar a um incêndio - e culmina numa união ensombrada por segredos, traição e pelo fogo avassalador de uma paixão não correspondida. Ao académico Nicholas Van Tassel bastou ver Etna Bliss uma única vez para saber que chegara o momento de abandonar a sua condição de solteirão inveterado. Mas a frieza física e emocional com que é brindado é um prenúncio de tragédia: Etna deseja liberdade e independência, Nicholas quer a jovem exclusivamente para si… E quando descobre que, ainda que tivesse conseguido casar com ela, não teria chegado sequer a conquistá-la, vai ser o lado mais sombrio da sua personalidade a decidir o que fazer a seguir.Escrito com a inteligência e a graça que são já habituais na autora, Tudo o que Ele Sempre Quis é uma arrepiante história sobre desejo, ciúme, perda e os perigos que o fogo – o figurativo e o literal – sempre arrasta consigo.”
 

A minha reflexão:
 
Parti para a leitura deste livro com uma certa curiosidade. Já tinha lido todos os outros livros da autora e estava com algumas expectativas. 
O livro relata a história de um homem, Nicholas Van Tassel, que vive obcecado com o amor de uma mulher, Etna Bliss. O seu amor por ela, leva-o a pedi-la em casamento mesmo quando ela lhe revela que não o ama. Apesar de saber que não é correspondido Nicholas acede a casar com a mulher que ama verdadeiramente prometendo a ela e a si próprio de que o amor que sente por Etna dará para os dois. Começa-se desde cedo a vislumbrar que a história nunca poderá acabar bem. Um casamento que vive na base do amor de apenas uma das partes nunca pode ser uma união feliz. E agrava-se ainda mais quando na noite de núpcias Nicholas constata que a sua mulher já não era virgem. Os ciúmes doentios, o desejo de querer tudo de acordo com as suas ideias levam-no a cometer um erro gravíssimo que acaba por desmoronar a sua família.   
É um livro bom, mas que me decepcionou um pouco, talvez por ser relatado quase como um diário,à partes da história monótonas e sem ritmo. O fim deixou muito a desejar.
 
 
A minha nota: EstrelaEstrelaEstrelaEstrela

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...