sexta-feira, 23 de agosto de 2013

…e continua arder…

mmm 
…o país… não há telejornal que não há abra com imagens de fogos florestais que destroem florestas, casas e o pior de tudo… vidas humanas. Todos os anos é a mesma coisa, mas este ano a coisa aparenta ser ainda pior.

É verdade que o calor e o abandono em que estão as nossas florestas, contribuem para o aparecimento dos incêndios…mas tantos ao mesmo tempo??? Por esta altura chovem sempre acusações de vários lados, os bombeiros dizem que por trás dos incêndios há mão criminosa, o governo e autarquias dizem que não há motivações económicas e que a maior parte destes incêndios são provocados por pirómanos ou negligência. 

Que há negligência, disso não tenho dúvidas, a ver por aquilo que vejo aqui perto de casa, há um verdadeiro desleixo de proprietários de terrenos e florestas, no que respeita à sua limpeza. Sendo que o mais negligente é mesmo o nosso governo, com hectares de floresta deixadas ao abandono, sem vigilância e sem limpeza…falta de dinheiro??? Não me parece…

Faço até uma pergunta:  se há tanto desempregado registado a receber subsidio para estar em casa, então porque não dar a estas pessoas algo de útil e produtivo para fazer?  Em tempos, até li num jornal que o governo chegou a anunciar a utilização de mil desempregados como vigilantes das nossas matas, embora, o projecto não saisse do papel, como todas as boas ideias deste país... Penso que continuamos a ir sempre pela via mais fácil, na floresta como na saúde, gasta-se no rescaldo em vez de se apostar na prevenção. E era tão simples, houvesse vontade política, para dar termo ao facilitismo dos rendimentos e coisas afins, talvez se conseguisse evitar que ano após ano, não fossem só as florestas, o futuro do país, mas principalmente as vidas humanas a padecer perante tal flagelo.

imagesCA3HMSAI

Já aqui disse, que isto dos incêndios me revolta de uma forma inexplicável, principalmente pela perda de vidas humanas. Conheço de forma muito próxima, o trabalho destes homens e mulheres, que com muito sacrifício pessoal, nos ajudam e protegem. Nem sempre são valorizados da melhor forma, muitas vez menosprezados, esquecidos e só lembrados na hora do aperto…mas, o trabalho deles, vai muito além de apagar fogos e assim como acontece com os enfermeiros, mesmo de folga não deixam de ser bombeiros e muitas vezes estão em casa e largam tudo para acudir quem precisa, infelizmente, pagando com a própria vida esta dedicação…

Assim presto mais uma vez, homenagem a estes profissionais, pela forma digna com que trabalham, apesar de muitas vezes, as condições em que o fazem seja indignas. E expresso o meu profundo pesar, pela perda de mais um dos vossos. Parabéns pelo vosso trabalho…  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...