quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Calendário do Advento *3*



Estrela de Natal

Todos usamos, mas será que sabemos o verdadeiro significado da Estrela de Natal?







A estrela de Natal, também conhecida como a estrela de Belém, tornou-se num ornamento típico das nossas casas, na época de Natal.

É colocada no topo da árvore de Natal ou no presépio e lembra-nos a estrela que guiou os três Reis Magos até ao local onde o menino Jesus nasceu.

A estrela característica possui quatro pontas que representam os pontos cardeais (norte, sul, este, oeste) e uma cauda luminosa, fazendo lembrar um cometa. Também se usa a estrela de cinco pontas lembrando o ser humano (Cabeça, braços e pernas).

A estrela de Natal para além de ter orientado os reis magos, representa a Luz do Mundo, Jesus Cristo.

Cientificamente, Johannes Kepler, astrónomo, matemático e astrólogo alemão do séc. XVII, explica o aparecimento da estrela de Belém com o facto de ter havido, na altura, uma conjunção entre o planeta Júpiter e o planeta Saturno, na constelação de peixes, que levou a formação de uma luz intensa, fora do normal, e que deu origem a esta “estrela”.

A referência bíblica da estrela de Natal é feita no Evangelho de Mateus, onde relata a vinda de sábios do oriente para visitar o Messias recém-nascido. Como não sabiam onde se encontrava Jesus, os três Reis Magos perguntaram na corte do Rei Herodes, mas sem sucesso. Herodes ao saber do nascimento do Rei dos Judeus, pediu-lhes que assim que encontrassem Jesus, o informassem.

Os reis magos, vendo surgir no céu uma luz intensa, seguiram-na, encontrando em Belém o menino Jesus. Estes ofereceram a Jesus prendas mas não voltaram à corte do Rei Herodes. (Retirado de "Tradições de Natal")


Sissi

Todos os dias até dia 24 de Dezembro, iremos partilhar textos, poemas, frases, imagens, fotos, tradições, receitas, sugestões de presentes, tudo o que se lembrarem não esquecendo o tema: Natal


Baseado nesse desafio adicione o link do seu post logo abaixo. Quem não tem blog também pode participar. Basta enviar para vilabijus@gmail.com e eu coloco aqui. 




4 comentários:

  1. Olá Sisi perfeita explicação e reflexão. A luz que orienta.
    Meu abraço e beijo de paz.

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida Sissi
    Que bom ver um dos maiores símbolos natalinos bem explicadinho por aqui!
    Bjm fraterno

    ResponderEliminar
  3. A estrela é luz que nos leva à Deus, é o caminho da fé.
    Lindo texto explicativo querida
    Um dia de bênçãos e amor
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Sissi, escrevi minha postagem antes de ver a sua. Imagine a surpresa com que li seu texto!
    Falo hoje também da estrela, acrescentando uma profecia bíblica. Muito boa e enriquecedora
    sua mensagem para este tempo de Natal.
    Até amanhã!
    Celina

    ResponderEliminar

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...