domingo, 13 de dezembro de 2015

Calendário do Advento *13*



Bolas de Natal


As bolas de Natal tornaram-se praticamente um elemento obrigatório quando se trata de enfeitar a árvore de Natal.

Na antiguidade, a árvore de Natal, geralmente um pinheiro ou um carvalho, era considerada sagrada e representava a vida e a salvação. Os seus enfeites eram constituídos por pedras e frutos, principalmente maçãs, que sendo de casca amarela, representavam os frutos de ouro existentes no paraíso.



A partir do século VI, os enfeites de Natal evoluíram: As maçãs, perecíveis, foram substituídas por bolas e outros enfeites, representando igualmente os frutos da vida. 

A sua posição na árvore também era importante, pois representa uma hierarquia em que quanto mais alta a bola estivesse na árvore, maior espiritualidade representava.

A tradição da colocação de bolas de Natal na árvore varia, não só no seu tamanho e cor, como no número de bolas colocadas: Em algumas famílias colocam-se somente 12 bolas (ou múltiplos de 12) em representação dos 12 apóstolos. Noutras colocam-se 33 bolas para lembrar a idade de Cristo aquando da sua morte na terra. Há ainda quem coloque 24 a 28 bolas, uma a uma, de modo a acompanhar cada dia do advento (primeiro tempo do ano litúrgico, antes do Natal). 

Em certas ordens religiosas, as bolas de Natal representam orações para o período do Advento, e cada cor tem o seu significado: Bolas azuis representam orações de arrependimento, bolas prateadas representam orações de agradecimento, as bolas douradas, orações de louvor e as vermelhas, orações de prece.

As primeiras bolas coloridas de vidro surgiram no séc. XVIII e foram feitas por sopradores de vidro da Boémia (República Checa).

Quer seja seguindo um ritual ou tradição, ou ainda, colocadas aleatoriamente, as bolas de Natal continuam a ser um enfeite de destaque em todas as árvores de Natal. (Retirado de "Tradições de Natal")

Para quem quiser inovar e fazer as próprias Bolas de Natal, diferentes e originais, deixo um video com uma sugestão passo a passo.


Sissi

Todos os dias até dia 24 de Dezembro, iremos partilhar textos, poemas, frases, imagens, fotos, tradições, receitas, sugestões de presentes, tudo o que se lembrarem não esquecendo o tema: Natal


Baseado nesse desafio adicione o link do seu post logo abaixo. Quem não tem blog também pode participar. Basta enviar para vilabijus@gmail.com e eu coloco aqui. 

3 comentários:

  1. Olá, Sissi. Boa noite!
    Mais uma matéria muito interessante sobre a decoração de Natal.
    Tenha uma ótima nova semana!

    ResponderEliminar
  2. Oi Sissi
    Que interessante o significado das cores no que se refere às bolas que usamos para decorar a árvore. Gostei de aprender mais esta tradição tão significativa
    E o vídeo da bola de barbante é sensacional. Amei
    Um lindo domingo para você
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida Sissi
    Estou encantada com as meninas que postam sempre coisas lindas e vc hoje, mais uma vez, nos deixa algo bem de acordo como a cultura atual deveria aderir... parabéns!
    Estou gostando muito e não conhecia esse jeito de fazer as bolas que adornam onde quer que seja...
    Bjm fraterno

    ResponderEliminar

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...