domingo, 6 de dezembro de 2015

Calendário do Advento *6*



O presépio





A palavra Presépio deriva do latim praesepium, que quer dizer curral, estábulo ou lugar de recolha de gado.



Conta a tradição católica que o presépio teve origem surgiu no séc. XIII, em Úmbria (região da Itália central). Foi S. Francisco de Assis que, com a permissão do Papa, criou um presépio com figuras humanas e animais, recreando o local de nascimento de Jesus, que serviu de pano de fundo para a missa de Natal desse ano. Esta representação teve tanto sucesso, que se tornou numa referência Cristã, representativa do Natal, em quase todo o mundo.

Em Portugal, o presépio tem tradições muito antigas (por volta do séc. XVII). É colocado no início do Advento sem a figura do menino Jesus, que será posta na noite de Natal, após a missa do galo. O presépio é desmontado no dia seguinte ao Dia de Reis.

Na tradição Portuguesa, as figuras que se colocam no presépio, além da Sagrada família (S. José, Maria e o Menino Jesus), dos pastores e alguns animais, e dos três Reis Magos, também encontramos figuras como o moleiro e o seu moinho, lavadeiras, membros de um rancho folclórico e outros personagens típicos da cultura portuguesa. 

Tradicionalmente feito de barro, podemos encontrar ainda peças de diversos materiais, desde tecido ou madeira até porcelana fina. (Retirado de "Tradições de Natal")

Sissi

Todos os dias até dia 24 de Dezembro, iremos partilhar textos, poemas, frases, imagens, fotos, tradições, receitas, sugestões de presentes, tudo o que se lembrarem não esquecendo o tema: Natal

Baseado nesse desafio adicione o link do seu post logo abaixo. Quem não tem blog também pode participar. Basta enviar para vilabijus@gmail.com e eu coloco aqui. 

3 comentários:

  1. Excelente sua mensagem de hoje, com um texto sobre o presépio.
    Passei a conhecer a tradição portuguesa quanto à comemoração do Natal.
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  2. Oi Sissi
    Fantástica a tradição do presépio e achei super interessante as outras figuras inseridas no presépio pela cultura portuguesa. Sempre um novo e belo aprendizado
    Um ótimo domingo para você
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Olá, querida Sissi
    Rever nosso presépio como anda, se de luxo ou na simplicidade do Menino Deus... que lindo post!
    Bjm frterno

    ResponderEliminar

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...