quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Passadiços do Paiva

Foram apenas dois dias de férias, umas mini-férias, mas foram dias de intenso convívio, passeio e o mais importante que tudo, tempo de família. Dias só nossos, em que imperou alegria, a descoberta e descanso (pouco). 




Lá chegados ficamos surpreendidos pela quantidade de carros estacionados nas estadas circundantes e pela grande quantidade de grupos de pessoas que já se preparavam para começar o percurso. 








Deparamos-nos com uma paisagem exuberante, em que vislumbramos o rio e o passadiço, qual muralha da china, serpenteando as escarpas e que fazem antever a viagem que nos espera. 


De mochilas e apetrechados de vontade, lá iniciamos a nossa aventura, começamos no Areinho, o que demonstrou ser a melhor opção. A subida inicial de cerca de 2km é extenuante, mas vai-se parando pelo meio e ganha-se os restantes kms sempre a descer. Chegados ao cimo, a paisagem compensa o esforço despendido, ao longe podemos ver uma cascata que serpenteia as escarpas em direcção ao rio. Também daqui podemos apreciar a magnifica obra aqui realizada.

A partir daqui, começamos a descer, rumo aos restantes 6 km. É tempo de desfrutar das fantásticas vistas e contemplar a paisagem. 


O rio Paiva é um dos rios mais limpos do mundo e foi considerado na década de 90 o rio menos poluído da Europa. E apesar de já terem passado muitos anos, o rio Paiva continua a ter um caudal bastante limpo, com água pura e é  o rio mais bonito de Portugal. 








O famoso vale do rio Paiva, antigamente um local só acessível aos mais aventureiros, aqueles que desafiavam as fortes correntes e rápidos em barcos de rafting ou kayaks, o vale é agora acessível a todos. 






Ao longo do percurso, surgem magnificas praias fluviais, sendo a mais conhecida a Praia do Vau. Aqui paramos para um pic-nic e para ir a banhos, com alguma diversão à mistura, pois aqui encontramos um espaço "radical" improvisado. Depois de 4 km feitos, soube bem a frescura da água e a sombra das árvores.



Após este merecido descanso, continuamos viagem, sempre rodeados pela beleza da paisagem, com aspectos geomorfológicos fluviais, que concedem à paisagem características extraordinárias. Uma série de bancadas de quartzito e filões de quartzo dão origem a rápidos sucessivos e a uma sucessão de piscinas naturais.



Quase... quase a chegar ao fim, já começamos a desejar que aventura não acabe... a paisagem surpreende a cada km percorrido e apesar do cansaço, é unânime que foi uma aventura maravilhosa...


A cada curva, a cada km percorrido, fomos sempre abençoados pela beleza natural deste vale, pela sua flora única, pela enormidade da obra humana ali realizada. Conseguiu-se valorizar uma zona, preservando e tornando-a acessível, procurando desta forma dar a conhecer mais um recanto do nosso belo Portugal.





No fim, chegados  a Espiunca,onde também existe uma praia fluvial, com um bar e paragem para táxis. Chegados aqui, a opção seria apanhar um táxi de regresso ao carro, mas o marido resolveu fazer o percurso novamente em sentido contrário. Demorou cerca de 1h30, acho que deve ter corrido em alguns troços...

Este é um dos aspectos que eu penso que poderia ser pensado, a existência de um autocarro que fizesse a viagem nos dois sentidos, pois a confusão para apanhar um táxi é imensa.

Deixo aqui alguns links com dicas para a viagem ao passadiços, sugiro que quem estiver interessado em a realizar que leiam as dicas, ajudam muito... a nós deu-nos muito jeito. 



2 comentários:

  1. Que beleza e essa semana já vi num outro blog sobre esses passadiços. Lindo lugar e valeram bem os momentos,. não? bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Vocês tem lugares maravilhosos para visitarem e encantarem.
    Este lugar é mesmo lindo e interessante já havia lido sobre e visto imagens.
    Seu passeio é belo.
    Bju

    ResponderEliminar

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...