No segundo dia de mini-férias, partimos de Viseu, onde pernoitamos, em direcção ao Piodão. Andávamos à imenso tempo para conhecer esta aldeia. Enquanto percorremos a Serra do Açor, deixamos-nos encantar pela paisagem, e curva após curva, a aldeia do Piódão ou "Aldeia Presépio" como é conhecida, teima em permanecer escondida para, surgir e encantar com a sua arquitectura.
Chegados à aldeia histórica do Piodão, ficamos surpreendidos, pelo amplo estacionamento, artesanato e cafés que convidam a uma pausa antes de começar a visita. Dentro da aldeia, percorremos as ruas, destacando as casas em xisto (re)construidas na encosta da serra, dispostas como um presépio e a Igreja Matriz pintada de branco. Encontramos também, várias indicações de percursos pedonais. De salientar, que as portas e janelas das casas, são pintadas de azul, formando um encantador contraste visual.
Após o almoço, seguimos na direcção de Foz d'Égua. Aqui, deparamos-nos com um lugar incrível, onde se dá a confluência das ribeiras de Chãs d'Égua com a do Piodão, com duas pontes de pedra, casa de xisto e uma praia fluvial, que fez as delicias de pai e filha...
Olá, querida Sissi
ResponderEliminarEstou viajando com vc pelas terras lindas daí...
Bjm fraterno
Que lugar interessante Sissi.
ResponderEliminarMaravilha de viagem amiga.
Bju