sábado, 29 de junho de 2013

Feira dos pucarinhos e jogo do panelo em Vila Real

Apesar do S. António ser o santo padroeiro de Vila Real, eu pessoalmente sempre gostei muito mais do S.Pedro. Lembro-me na minha adolescência que na noite do dia 28 de Junho, véspera da Festa de S.Pedro, também conhecida em Vila Real como «Feira dos Pucarinhos», juntarmos um grupo de amigos e jogarmos ao "jogo do panelo". Quem possuía peças de barro preto (barro de Bisalhães) rachadas ou defeituosas, trazia e fazíamos uma roda, em que a peça de barro era atirada de uns para os outros, sem direcção nem altura certa, até que alguém não a conseguisse apanhar e esta se quebrasse no contacto com o chão, e assim até já não restarem mais peças...o que sucedia, e acho que aí residia o grande interesse no jogo, era que organizávamo-nos de maneira a que, enquanto uns distraiam os vendedores apreçando as peças que estavam mais longe, outros iam tirando as peças que ficavam mais perto da beira da rua.

Os   vendedores   por   sua vez, já colocavam peças com defeito ou rachadas para esse fim. Era giro ver grupos de todas as idades, organizados ou não, neste jogo durante horas, no largo da câmara...este era um dos costumes de que tenho mais saudade, pois hoje em dia, praticamente já não se joga.
Outra das coisas que atrai muita gente nestes dias 28 e 29 é a não menos famosa «Feira das cuecas», lembro-me e ainda hoje acontece, ouvir as pessoas, principalmente as mulheres, dizerem que iam ao S.Pedro comprar as cuecas para a família toda, para o ano inteiro. O certo é que nesta altura há imensas tendas com cuecas para todos os gostos e feitios...se são mais baratas...não sei...mas certo é que faz parte da tradição... Eu lá dei a minha voltinha pelo S.Pedro e lá comprei as cuequinhas como manda a tradição... Quanto ao "jogo do panelo", nem o vi, mas também são cada vez menos os vendedores de barro preto, e parece-me que a tendência se não houver algum investimento nesta área, é que daqui a uns anos nem existam...é pena!!! E este ano lá se passaram os santos populares, cada um à sua maneira e para o ano há mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...