sábado, 4 de abril de 2015

Ainda as tradições da Páscoa

A propósito desta reflexão, aproveito para partilhar uma das receitas que, pelo menos, cá por casa não podem faltar na mesa pascal, folar salgado.

Este ano fiz o folar salgado e já está guardado para oferecer aos sogros, pois a Páscoa habitualmente é passada em casa deles. Vou partilhar a receita que usei, a foto não é minha, pois o meu folar ainda não foi estreado. Depois mostro o meu :)


Folar Salgado:

Ingredientes:


500 g de massa de pão de compra ; 150 g de presunto ; 150 g de toucinho ; 1 salpicão ; 1 dl de azeite ; 3 colheres (sopa) de banha ; 6 ovos ; Farinha q.b. ; Gema batida para pincelar ; Banha para untar

Preparação:



Deite a massa de pão para uma tigela, junte-lhe os ovos, o azeite, a banha e uma pitada de sal e misture muito bem. Deite depois para cima da mesa e vá juntando a farinha necessária mexendo bem até ficar com a textura de massa de pão. 
Trabalhe bem a massa até se descolar da mesa e das mãos, faça uma bola e coloque-a dentro de uma tigela polvilhada com farinha. Cubra com um pano e deixe levedar até duplicar o volume. 
Corte a vitela, o presunto, o toucinho e o salpicão em pedacinhos. Barre uma forma alta com banha. 
Deite de novo a massa em cima da mesa, trabalhe-a mais um pouco e divida-a em três partes, sendo que uma das partes deve ser maior. Forre a forma com essa parte maior, disponha metade das carnes, cubra com outra parte da massa, junte o resto da carne e cubra com a terceira parte massa. Feche bem os bordos e deixe levedar durante 1 hora em local aquecido. 
Ligue o forno a 200 graus. Pincele a massa com gema de ovo e leve ao forno durante aproximadamente 50 minutos. Depois retire, deixe arrefecer, desenforme e sirva morno ou frio.



Bom Apetite!!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...