sábado, 13 de agosto de 2016

A minha intolerância...

... ou melhor intolerâncias... alimentares. Ora, já dizem os mais velhos que depois dos 40 aparece tudo. É triste, mas tenho de lhes dar razão. No ano passado, ou seja quando passei a barreira dos 40, comecei apresentar uma série de manchas na cara, , tipo acne, mas pior, que mais pareciam alergias. Consultados médicos, feitos testes, conclusão zero. Experimentei testes e frustrada convenci-me que teria que viver com as manchas. Até que no início do ano, tomei a decisão de mudar, como contei aqui e as mudanças que fiz incluíam, entre outras eliminar o leite e derivados da minha dieta. Aos poucos a minha pele melhorou, o intestino começou a funcionar de forma regular e apercebi-me que se por qualquer motivo reintroduzia algum alimento que tivesse leite, a minha pele dava logo sinal. Engraçado, durante 40 anos alimentei-me de leite, iogurtes, usava e abusava da manteiga, adorava comer pão com manteiga e de repente sou intolerante? Penso que se calhar sempre fui intolerante ao leite e derivados, mas atribuía a outras coisas, aos químicos com  que lido todos os dias, aos cremes... agora percebo que os sintomas estavam lá, eu é que não os entendia.

 Com o tempo, vou começando a conhecer melhor o meu corpo, aquilo que me faz bem e o que devo evitar. Descobri por, exemplo que o feijão verde me faz um mal terrível, fico indisposta, com cólicas, não foi fácil descobrir e ter de abdicar de um legume que adoro. Nesta caminhada, tenho contado com o apoio de muitas pessoas, que por vários motivos também tiveram de alterar a sua forma de comer e encarar a vida. Sim, porque não se muda só de alimentação, tem de se mudar a forma como se encara os problemas que advém daí. Procurar novas formas de comer, novos alimentos, novas receitas, reeducar a nossa forma de estar, tudo isto requer tempo e posso agradecer à pessoa maravilhosa que encontrei e que me tem ajudado muito a perceber estas mudanças todas. Acho que ela nem tem noção de como tem sido importante! 

Por isso, o lema é cada vez mais, um dia de cada vez. Vamos aprendendo a viver com o que aparece, porque quando achamos que temos tudo controlado, está é tudo virado do avesso!


    

1 comentário:

  1. Sem palavras.. Obrigada! Nao sò por estas palavras mas pelo companheirismo, amizade e por esse colinho tão bom. ;) Acho que tinhamos mesmo de fazer parte da vida uma da outra, não teria sentido ser de outra forma! Obrigada por me teres permitido entrar nesse teu coração enorme.. No meu tambem tens o teu lugar.
    Os amigos são a familia que escolhemos.. E tu mamã Sisi ès definitivamente uma dessas pessoas. <3

    ResponderEliminar

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...