domingo, 23 de março de 2014

A menina que roubava livros

"Talvez esse seja um castigo justo para aqueles que não possuem coração: só perceber isso quando não pode mais voltar atrás."




Esta história é narrada pela Morte. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma menina chamada Liesel integra uma família Hitleriana. A sua mãe comunista foi obrigada a "dar" a filha para que esta pudesse sobreviver ao regime. Liesel não sabia ler. Ajudada e incentivada pelo seu pai adoptivo, ela aprende a ler. Liesel descobre a amizade e o Amor no seu melhor amigo Rudy. A sua mãe adoptiva lavava e passava roupa para a mulher de uma alta patente do exército alemão. Contra a vontade do regime, que condenava a literatura, esta mulher possuía uma biblioteca e deixava Liesel ir ler os livros. A família adoptiva de Liesel acaba por albergar um rapaz judeu clandestinamente. Este rapaz adoece gravemente e a maneira que Liesel arranja para o "curar" é lendo livros que "rouba" da biblioteca.
Uma visão diferente do regime Hitleriano, em que está presente a coragem das personagens, o humor, a realidade da época, mas sem violência, sem imagens "chocantes", estão subjectivas, sabe-se que estão lá, mas não aparecem...adorei, principalmente pelos livros e pela forma como estes mudam a vida de cada um à medida que Liesel os lê...Recomendo!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...