sábado, 8 de julho de 2017

Amaciador da roupa: usar ou não usar?!

Podem os tecidos viver sem amaciador da roupa? Sim e não.

Confusos?

Os amaciadores servem para tornar a roupa mais macia e perfumada, mas podem conter produtos alergénicos e diminuem o poder de absorção em certos tecidos.

Em primeiro lugar, quero dizer que não uso amaciador da roupa à cerca de 2 meses e não sinto falta. No que diz respeito ao cheiro, uso sempre Skip active clean e a roupa fica a cheirar a limpo. Para a roupa branca, uso em pó e para a de cor, uso liquido. Isso é assunto para outro post...

No que que respeita ao poder de absorção dos tecidos, este foi de facto o motivo que me levou a deixar de usar amaciador na roupa. Comecei achar que a roupa, principalmente os turcos e panos de algodão, não absorviam. Parecia que tinham uma película. 

Então experimentei não usar amaciador e se notei diferença, sim notei. A roupa apresenta o cheiro do Skip e fica macia na mesma. Os panos da loiça e toalhas de banho limpam melhor e as roupas de algodão absorvem mais a transpiração.


É claro que esta é a minha opinião, mas uma das coisas que li foi que tudo depende das características da água da região onde vive.


"As águas com grandes concentrações de cálcio e magnésio, ditas “duras” (ou calcárias), são óptimas para a saúde, mas numa lavagem a 60° C podem tornar a textura dos tecidos áspera. Nesse cenário, o amaciador é útil, porque ajuda a suavizá-la. De resto, se vive numa zona com água doce ou pouco dura, “é limpinho”: o uso de amaciador é inútil."


Apesar disto há quem não dispense o uso de amaciador, existem duas alternativas:
  • Bicarbonato de sódio

Colocar 60g de bicarbonato de sódio por carga de roupa no compartimento do amaciador de roupa. Além de amaciar a roupa, o bicarbonato de sódio tem também propriedades desodorizantes e desinfectantes. Uso na roupa branca, mas coloco com o detergente, e a roupa fica macia e branquinha 😊
  • Vinagre branco ou de sidra de maçã

Basta colocar 1/2 chávena de vinagre por carga de roupa no compartimento do amaciador de roupaE não, a roupa não fica a cheirar a vinagre. Pelo contrário, o vinagre remove  cheiros e resíduos acumulados de outras lavagens. Para além disso, o vinagre ajuda a manter as cores vivas das roupas e por isso é uma opção nas roupas de cor.
Boas limpezas!!

1 comentário:

  1. Um posicionamento correto Sissi, os amaciantes aceleram degradação do eixo das máquinas de lavar em combinação com o sabão. Ideal seria não usar nas maquinas.
    Há opção caseira de criar amaciante alternativo.
    Boa partilha e dica.
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...