domingo, 8 de outubro de 2017

Trilho S. Cristóvão do Douro

"Não é descer de Sabrosa para o Pinhão, estacar em São Cristóvão, e abrir a boca de espanto. Não é ir a São Leonardo de Galafura ou ao Miradoiro de São Brás, olhar o caleidoscópio, e ficar maravilhado. É compreender toda a significação da tragédia, desde a tentação do cenário, à condenação de Prometeu, ao clamor do coro."

Aproveitando este calor fora de época e o último dia de férias dos pais, fizemos mais um trilho. Desta vez, o trilho de S. Cristóvão do Douro, entre Provesende e o Pinhão. 



É um percurso circular, começamos no Pinhão, pois é sempre a subir até à aldeia vinícola de Provesende.





São cerca de 4 Km para fazer de forma tranquila e descontraída, por meio de vinha e caminhos de terra batida, mas sempre a subir. Demoramos cerca de 2h30, e ainda bem que optamos por fazer assim, pois por entre os muros de xisto, não há sombras e o calor é intenso, mesmo de manhã cedo.




Chegados à aldeia de Provesende, aproveitamos a sombra da igreja e "picnicamos". Depois aproveitamos para conhecer a igreja, o largo e o chafariz da aldeia. Retomamos o percurso, agora descendo pelas ruas empedradas de Provesende, com belos edifícios senhoriais, rodeados de belas vinhas.




Continuamos até ao Pinhão, demos uma volta pelo cais e regressamos até à Régua pela "Melhor estrada do Mundo" a N222, que liga a Vila do Pinhão à cidade do Peso da Régua, com uma paisagem fabulosa.







Paramos na barragem de Bagaúste, esta barragem é navegável e tem um desnível de cerca de 27m, e passam pela sua eclusa os Cruzeiros que navegam entre a cidade da Régua e a vila do Pinhão. Foi inaugurada em 1973. Tivemos a sorte de estar a passar pela eclusa um cruzeiro e um barco rabelo, processo que demora cerca de 30m. 

O percurso do Trilho de S. Cristovão é muito bonito e vale a pena fazer. Quem não quiser subir, pode começar na aldeia de Provesende e descer até ao Pinhão. São só 4 km e depois só tem de arranjar transporte de regresso 😉

1 comentário:

  1. Que legal esta região para trilhar e ainda com este lago maravilhoso como cartão postal.
    Belas imagens amiga.
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...