Adoro o outono... As cores, os cheiros, os frutos e os doces... ai os doces. A marmelada, as compotas, as geleias e o doce de abóbora. Deram-me uma abóbora gigante, para a sopa dos meninos, disse o vizinho quando a veio trazer... qual sopa, qual quê?! Gosto tanto de doce de abóbora, de manhã com pão torrado... uma delícia! 😋
Este ano resolvi fazer dois doces diferentes de abóbora... 'doce de abóbora, canela e coco' e 'doce de abóbora, canela e laranja'... querem as receitas?
Doce de abóbora, canela e coco
- 1 kg de abóbora descascada
- 500 g de açúcar
- 2 paus de canela
- coco a gosto
Numa panela grande, coloque a abóbora, o açúcar, a canela. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até a abóbora começar a soltar água e humedecer o açúcar. A partir daí, diminua o fogo e vá mexendo de vez em quando. Quando a abóbora tiver desmanchado e a calda tiver engrossado um pouco (leva uns 35 a 45 minutos), junte o coco e deixe mais uns 10 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar e guarde em frascos.
Doce de abóbora, canela e laranja
- 1 kg de abóbora descascada
- 500 g de açúcar
- 2 paus de canela
- 2 laranjas pequenas descascadas e sem pevides
Numa panela grande, coloque a abóbora, a laranja, o açúcar, a canela. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até a abóbora começar a soltar água e humedecer o açúcar. A partir daí, diminua o fogo e vá mexendo de vez em quando. Quando a abóbora tiver desmanchado e a calda tiver engrossado um pouco (leva uns 35 a 45 minutos), passe grosseiramente com a varinha mágica e deixe mais uns 5 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar e guarde em frascos.
Quem quiser pode ainda juntar nozes ou amêndoas, eu não tinha mas também fica divinal.
Espero que gostem!
Adoro o doce de abóbora de todo jeito! bjs, chica
ResponderEliminarQue beleza Sissi, adoro doces como uma formiguinha.
ResponderEliminarO doce de abobora é uma lembrança boa da infancia, mas marmelada tem seu lugar de destaque.
Boa partilha com esta receita.
Bom fim de semana com paz e alegrias e muito doce.
Bjs