Esta questão surgiu porque a minha filhota andava sempre preocupada com a sua altura. Ela não é das mais baixas da turma, mas tem colegas que são altas e ela vivia o tempo todo preocupada com a sua altura. Esta questão da altura, para mim nunca foi importante, mas a ela metia-lhe confusão. Então um dia chegou da escola muito arreliada porque um menino da turma lhe chamou baixinha. Achei que era hora de resolver a questão de uma vez por todas. E daí surgiu a pergunta: o tamanho de uma pessoa é importante?
O tamanho importa sim.
A pessoa é grande quando nos trata com carinho, respeito, educação, nos ensina e aprende também, quando se pode confiar, demonstra amizade e amor. É pequena quando é egoísta, só olha para o seu umbigo, é desrespeitosa e mal educada, não valorizando, nem estando presente nos momentos importantes.
Uma pessoa é enorme, quando sabe perdoar, quando ajuda o outro, quando luta pelos seus objectivos, sem artimanhas e falsidades, mas a pessoa é pequena quando pisa e não olha a meios para atingir os fins, sem se importar com os sentimentos alheios.
O tamanho importa sim, mas não o tamanho físico. O que importa é o tamanho das atitudes da pessoa. Conheço muita gente, que é só altura, mais nada. Vazios de tudo. E conheço meio metro de gente, que luta pelos outros e que tem atitudes de gigante.
Por isso, não importa se se é pequena, importa sim ser grande no que é importante.
A minha filha de baixinha não tem nada, é inteligente, carinhosa, respeitadora, educada. Muito amiga dos seus amigos, fica “nua” para ajudar os outros. Tem um coração tão grande, é excelente aluna, dedicada e muito firme nos seus objectivos, mas jamais prejudicaria um colega para atingir as suas metas. Tem honra, sabe liderar sem impor. Pode parecer que como mãe estou a exagerar, mas isto é dito pelas pessoas que a rodeiam (professores, colegas, funcionários da escola, pais).
E foi isto que eu tentei que a minha filhota tivesse presente.
Que o tamanho não se mede em centímetros, mas nas acções e atitudes. Não é a altura que tornam uma pessoa grande, é aquilo que ela é enquanto pessoa efectiva. E tenho muito orgulho em dizer que tenho uma filha GIGANTE.
Como diz o ditado português “as pessoas não se medem aos palmos”
Beleza de texto e tantas VERDADES nele! bjs, chica
ResponderEliminarBeijinhos Chica um bom dia
EliminarOlá, querida Sissi!
ResponderEliminarA minha filha também é grande e Deus a fez assim...
Parabéns pela amizade materno filial!
Bjm fraternal
O ditado bem diz o que vale nesta vida.
ResponderEliminarQue ela entenda e absorva esta verdade.
Abraços amiga.
Olá Sissi, fizeste uma importante comparação , diz o ditado antigo: "tamanho não é documento", concordo e permita-me assinar contigo. Que sua filhota não pense mais nem sinta-se diminuída, pelo descrito , já é uma grande pessoa!
ResponderEliminarBjs!