terça-feira, 1 de novembro de 2016

Verdade... verdadinha... entre casar e morar junto!



"Entre casar e morar juntos existe uma diferença. Não tem nada a ver com o teu status no cartório. Tem a ver com entrega. Podes casar com todas as honras. Dar uma festa linda. Gastar os tubos na Lua de Mel. Podes até com o marido para um apartamento lindo, pronto, decorado, cheio de almofadas em cima da cama…

A diferença
Vocês podem ter casado – mas vão demorar muito para saber o que é morar juntos. Acho que existem casais que se casam com pompas, e nunca talvez tenham realmente morado juntos. Morar juntos é saber dividir. Saber cobrar. Saber ceder. Saber doar. Morar juntos é dividir as contas e as almas. Morar juntos é ter um pilha de louça para lavar, depois de um dia terrível de 10 horas de trabalho.
E o outro cantar contigo para que, num karaoke com detergente, o trabalho se torne divertido. Morar juntos é tomar banho juntos.Transformar o chuveiro numa cachoeira. Morar juntos é ouvir onde dói no outro. Do que ele sente medo. Onde ele é criança.
A diferença de casar e viver juntos é enorme!


O que o deixa frágil. Morar juntos é poder chorar sem parar. E ser ouvida. E cuidada. Mas é também rir. E achar graça em alguma coisa, quando o outro está para baixo. Morar juntos é fazer contabilidade de frustrações, e saber quando não colocar na conta do outro. Morar juntos é demorar para levantar. Morar juntos não precisa de uma casa, e sim de um espaço. Quem mora junto geralmente é solidário. Casar não. Qualquer um casa. Para casar basta assinatura e champanhe. Casar leva umas horas.

Morar juntos leva tempo. O tempo todo. Quando moramos juntos vemos o cabelo dele crescer e ela cortar uma franja. Quando moramos juntos viramos adultos aos poucos, dando um adeus doído ao adolescente que éramos. Quando moramos junto mudamos juntos. E o outro vira um outro diferente com os anos. E nós vamos aprendendo a amar aquela nova pessoa, todos os dia.
Até o dia que, talvez, deixemos de morar juntos."

2 comentários:

  1. Que linda reflexão Sissi.
    Só no meu casamento atual é que entendi e vivo o verdadeiro sentido de "morar junto".
    Grande beijo e parabéns pelas sábias palavras.

    ResponderEliminar

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...