Lembro-me quando era garota, ser usual, obrigatório e até parte da tradição, fazer-se as "limpezas da Páscoa". Eram mais aprofundadas, arejavam-se os linhos, lavavam-se os tapetes, cortinas, "arejava-se" a casa. Os estendais enchiam-se de roupas e nas janelas repousavam os tapetes. Naquele tempo, ai de quem não as fizesse, toda a gente dizia que sim mesmo que tal não passasse de fogo de vista. Era uma vergonha tal "desleixo"
Hoje em dia, parece que é vergonha admitir que se fazem "limpezas da Páscoa". Não vá o "povo" pensar que durante o ano se "desleixa", na limpeza da casa.
Pois eu cá, sou adepta das "limpezas da Páscoa". Todas as semanas limpo a casa, mas existem alturas em que aproveito umas folgas ou férias e aí lavo tudo, tapetes, cortinas, arrasto móveis, aproveito e mudo algumas coisas. Não quer dizer que o faça na Páscoa, a maior parte das vezes faço quando posso e quando o tempo o proporciona. Este ano, por acaso juntou-se o bom tempo que se faz sentir, com uma semaninha de férias. E está claro, que as ditas limpezas já começaram, até dá gosto...lava-se de manhã e ao fim do dia já está tudo seco e pronto a colocar no sitio.
Por aqui andamos em modo: "Limpezas da Páscoa"
Amanhã é domingo e como tal...não trabalhamos estamos todos de folga...