domingo, 11 de outubro de 2015

Em tempo de marmelos, fazemos... marmelada!

Este é um dos cheiros que recordo da minha infância, quando chegava o início do outono e surgiam os primeiros marmelos, lá se reservava uma tarde para confeccionar a marmelada e a geleia. Lembro-me que eram horas a lavar, descascar e preparar os marmelos. Um cansaço... e durante muitos anos, resisti aquela canseira e comia a marmelada feita pela mãe ou pela sogra. Depois a minha mãe ensinou-me a fazer marmelada de forma rápida e igualmente saborosa. Mas este ano, resolvi experimentar a confecção da marmelada na minha escrava, assim como assim é para isso que a tenho. Deixo-vos aqui a receita da marmelada confeccionada no Robot de cozinha e de forma tradicional (rápida), para que possam fazer como vos der mais jeito. Posso garantir que fica igualmente deliciosa e com menos chiqueiro e gasto de tempo.

Marmelada (Yämmi, Bimby ou outro robot de cozinha):

  • 600gr de marmelos cortados
  • 400gr de açúcar
  • meio limão


Lavar muito bem os marmelos, retirar os caroços e partes do marmelo que não estejam tão boas e reservar numa bacia com água e sumo de limão. Partir os marmelos em pequenos pedaços, colocar no copo do robot, acrescentar o açúcar e o limão descascado e sem caroços. Programar 15m/ vel.1/ST (temperatura máxima). No fim, triturar conforme se quer mais ou menos grossa. Para quem não gosta de marmelada com casca, é só descascar e basta programar 10m. 



Marmelada Rápida:

  • 1000gr de marmelos cortados
  • 800gr de açúcar
  • meio limão


Lavar muito bem os marmelos, retirar os caroços e partes do marmelo que não estejam tão boas e reservar numa bacia com água e sumo de limão. Partir os marmelos em pequenos pedaços, colocar numa panela, com o açúcar e um pouco de água a cobrir o fundo da panela. Juntar o açúcar. Quando começar a ferver, misturar bem e contar 30m. Ir mexendo de vez enquanto. Por fim, passar com a varinha mágica.


3 comentários:

  1. Delícia de receita! Senti daqui o aroma...bjs, chica

    ResponderEliminar
  2. Um doce que adoro e que aqui é cada vez mais difícil de encontrar, mesmo industrializado.
    Mas assim natural deve ser muito bom.
    Bjus paz

    ResponderEliminar

Obrigado pela reflexão....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...